terça-feira, 19 de junho de 2012

ADRIANA GUMZ- UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E DEDICAÇÃO



Adriana Gumz, escritora.
           Com 12 anos Adriana já começou a formar palavras mais complexas e queria conversar com todo mundo que chegava para visitá-la. Fazia versinhos engraçados com o nome das pessoas. “No dia das mães, pediu para eu me sentar do seu lado e fez a seguinte frase: ‘Não sei andar, não sei falar, mas sei te amar’”, lembra Lizete, não se contendo e chorando.

            Neste momento ela percebeu o quanto valeu a pena tê-la alfabetizado, por poder conhecer o seu interior, quanta coisa maravilhosa que estava escondida e que agora ela podia mostrar. Adriana passou a escrever suas histórias. Fez sete livros na brincadeira e queria editar. A mãe, na época, não levou a sério.

            LIVRO - Com o tempo, Lizete passou a perceber a profundidade das mensagens da filha, que sempre trazia algum valor moral nas histórias. Correu em todas as editoras e nenhuma aceitou o livro de Adriana. Chegaram a falar que ninguém iria querer comprar um livro de uma pessoa especial. “Lógico que eles não falaram especial, falaram outra coisa.” desabafa. Fez então, por sua conta, a capa do livro de xerox colorido e o resto preto e branco.

             Em cinco de maio de 98, um deputado lançou o livro em uma feira do livro no Barigüi. Depois disso, pessoas mostraram-se interessadas e entraram em
contato. Inscreveram Adriana em um concurso onde ela ganhou o primeiro lugar na fase estadual, indo para o nacional onde também ganhou o primeiro lugar. Depois disso conseguiram editar seu primeiro livro. Desde então são nove profissionais por trás de cada livro. O desenhista que vai até a casa e desenha sob a supervisão da Adriana, outro para corrigir o português, diagramador, chapa de alumínio, grampeamento, plastificação, entre outros.

               Adriana já tem 22 livros editados e agora cada livro gera outro. O
dinheiro arrecadado vai para outros livros serem editados. Um pouco é tirado para coisas que Adriana quer, como CDs, roupas, tênis.

              Seus livros passam mensagens educativas, como: a importância de escovar os dentes, saber dividir, não ter inveja, amar e respeitar aqueles com quem convivemos, amar e proteger a natureza e os bichinhos, entre outros. São histórias divertidas e interessantes. (Fonte Blog Adriana Gumz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário