sábado, 16 de junho de 2012

Árvore IMBUIA- A mais antiga de nossa Curitiba


ÁRVORE IMBUIA

UM POUCO DA HISTÓRIA DESSA DÁDIVA DA NATUREZA


Conforme Francisco Cardoso, em seu livro “Árvores de Curitiba”, a árvore mais velha da capital paranaense é uma Imbuia localizada dentro do Bosque do Capão da Imbuia e sua idade chega a quase mil anos, portanto, sua germinação ocorreu no longínquo século XI.

O local aonde se encontra o “Bosque” e o próprio bairro, nos primórdios de Curitiba era uma área muito extensa de mata, contendo em grande quantidade a imbuia, um tipo de árvore de excelente qualidade para a marcenaria. Com o passar os anos o desmatamento e a extração da imbuia, reduziram significativamente a mata nativa na região e foi neste contexto que a família Reginato doou para a cidade de Curitiba a atual área do “Bosque”, isto no ano de 1955.

Trecho do Caminho das Araucárias no Bosque Capão da Imbuia

A prefeitura transformou o local em área de preservação ambiental e posteriormente transferiu para o bosque alguns setores da administração municipal que estudavam a fauna e a flora. Em uma nova etapa o local foi alterado para receber os curitibanos e turistas com a criação do museu e as áreas de entretenimento, como o “Caminho das Araucárias”.


Imbuia



Luiz Ricardo abraçado á árvore mais velha de Curitiba

Um comentário:

  1. foi um privilégio ter a oportunidade impar de poder estar realmente junto a arvore mais antiga do nosso estado

    ResponderExcluir